segunda-feira, agosto 17, 2020

Parabéns Vila Operária...



          Nesta segunda-feira a Vila Operária completa 73 anos. A associação comunitária local lançou um jornal para comemorar a data. O bairro é importante em nossa história e a publicação mostrou como ele nasceu e abordou as razões do seu desenvolvimento.

           O interessante da Operária é que o bairro foi concebido dentro do planejamento de Jorge de Macedo Vieira, o engenheiro e arquiteto que desenhou Maringá. Ele dividiu a cidade por áreas, estabelecendo espaços específicos para o comércio, para as indústrias e para os trabalhadores. 

           Para alguns estudiosos, o projeto de Jorge de Macedo discrimina os trabalhadores, principalmente porque ele deixou uma reserva florestal (atual Parque do Ingá) entre a Vila Operária e o centro da cidade. Mas, o fato é que o bairro venceu preconceitos e, com o trabalho da sua gente, se transformou em um dos mais queridos bairros de Maringá.

           De acordo com o jornal da associação, nos anos 1950, a Operária tinha a maior população de Maringá e foi decisiva nas primeiras eleições de Maringá. Onde hoje é a paróquia São José Operário aconteciam os comícios dos candidatos. 

          A Vila Operária também abrigou o Cine Horizonte, onde assisti muitos filmes em minha infância. É um lugar que se modernizou, ganhou edifícios, mas que ainda mantém muitas casas de madeira. Ah, e tem muitas empresas, clínicas, hospitais, escolas. Enfim, os moradores têm por perto tudo o que precisam, não havendo necessidade de se deslocar para fazer suas compras, estudar o cuidar da saúde. 

Gosto da Operária, da sua gente, lugar onde tenho grandes amigos. Parabenizo os moradores pelo aniversário do bairro, desde os pioneiros até aqueles que se mudaram para o bairro mais recentemente.

Vandré Fernando - www.facebook.com/VandreFernandoMaringa

Nenhum comentário: