terça-feira, agosto 18, 2020

Minha Solidariedade aos Professores...

 

Minha solidariedade aos professores.
Conversei esta semana com uma amiga professora. Ela me autorizou a falar sobre o caso dela, sem citar nome. Respeito. Essa amiga está tensa, preocupada com a qualidade do ensino, com o emprego, com o futuro da educação e com sua imagem profissional.

Não sou especialista no assunto, mas tenho lido bastante e debatido com pessoas que sabem mais que eu, inclusive dentro de casa.
É claro que os professores têm muitos motivos para se preocupar. É claro que as escolas, sejam públicas ou particulares, vivem dramas que se estendem aos alunos e pais.

Penso que esta crise está adiantando um futuro que vinha chegando mansamente e que já era previsto: o uso cada vez maior de diversas ferramentas tecnológicas no ensino. Ao adiantar este futuro, a pandemia pegou todos de surpresa. Ou seja, as escolas não estavam preparadas tecnologicamente; os professores, em boa parte, não foram treinados para enfrentar a situação; os alunos, também em boa parte, não têm acesso à tecnologia e os pais são pais e não professores.

Esse cenário criou divergências naturais. Há grupos que defendem o retorno às aulas, mesmo com a pandemia ainda ceifando vidas. Setores defendem o uso massificado da tecnologia, mesmo com parte das famílias sem acesso à internet. E há quem acredite que o melhor é que o ano letivo seja anulado ou se estenda até 2021.

Como ficam vestibulares e outros meios de acesso à universidade? Como ficam os formandos? E quem passou no vestibular e ainda não pode entrar no ensino superior? E os conteúdos perdidos dos alunos dos ensinos fundamental e médio? E a estimulação tão necessária ao desenvolvimento da criança na educação infantil e especial?  Haverá base para o aprendizado de conteúdos futuros? E como ficam as crianças cuja principal refeição do dia era feita por meio da merenda escolar?

Há muitas perguntas sem respostas porque elas não existem. Assim como o mundo está investindo em criar uma vacina contra o Coronavírus, é preciso investir no diálogo e na estrutura adequada para buscar soluções para a educação, sempre ouvindo a comunidade escolar. E isso não acontecerá de uma hora para outra.

Diante de tantas dúvidas, penso que os professores, um dos profissionais que mais respeito por serem eles a base para toda a educação formal que recebemos, não devem se desesperar. Vocês não têm culpa de nada do que está acontecendo. São vítimas, assim como os demais, seja desta situação inusitada criada pela pandemia, seja pela falta de investimentos na educação, um problema histórico em nosso país.

A todos vocês, professores, o meu respeito e  solidariedade.

Contem comigo!
.
.
.
Acesse: Facebook.com/VandreFernandoMaringa


Nenhum comentário: