quinta-feira, maio 16, 2013

COMO FUNCIONA A SOCIEDADE



ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO – COMO FUNCIONA A SOCIEDADE I

Entre os dias 25 e 26 de maio de 2013 (sábado e domingo) acontecerá o curso básico da grade do Núcleo de Educação Popular 13 de Maio (NEP) de São Paulo nas dependências da UEM de Maringá/PR.
O curso acontecerá no bloco C34, do DCO/UEM (Departamento de Economia da UEM), próximo ao auditório prof. Ney Marques.

Trata-se de um curso de 16 horas, com início às 8h00, indo até 12h00 horas. À tarde, recomeça às 14h00 e termina às 18h00. Tanto de manhã como à tarde haverá intervalos para um "café" e, se eles se estenderem o curso também deve avançar mais um pouco.

Os interessados devem entrar em contato com os organizadores:
Francieli Martins Batista (franci_martins@hotmail.com.br) ou
Rafael Crozatti (rafaelcrozatti@uol.com.br).
As inscrições poderão ser feitas até dia 22 de maio (quarta-feira) via email dos organizadores e deverá conter: nome, contato (email e telefone) e ocupação.

SOBRE O CURSO BÁSICO CFS I
O curso básico "Como Funciona a Sociedade I", ou simplesmente CFS I, é uma introdução às categorias de análise da sociedade capitalista usadas por Marx em sua obra "O Capital" e para isso, parte da experiência concreta da sociedade brasileira atual. Adentrar a crítica da Economia Política efetuada por Marx abre as portas para as mais variadas áreas do conhecimento humano. Afinal, sem conhecer o funcionamento da sociedade capitalista não compreenderemos o sujeito do conhecimento nem quaisquer de seus objetos ou campos do conhecimento humano, concreta e historicamente.

Nesse quesito, um curso sobre o funcionamento da sociedade não apenas aceita, como até recomenda, que seus participantes sejam os mais heterogêneos possíveis. Jovens e idosos, gênero-etnia-credo, universitários, e, principalmente, gente que trabalha ou trabalhou nos mais variados afazeres, desde artesanato e agricultura até "chão de fábrica" e serviços.

Um dado menor, mas que deve ser tocado é que uma pequena taxa será cobrada para custear os "coffee-breaks" e uma quantia simbólica será remetida ao NEP 13 de Maio, algo entre R$5,00 e R$10,00, por pessoa, dependendo da disponibilidade de cada um. Lembramos que o monitor que ministrará o curso não fica com nada, apenas repassa para o NEP 13 de Maio. Quem quiser, poderá fazer sua contribuição ao “13 de Maio” e trazer bebida (suco, refrigerante, chá ou água) e/ou comida (bolachas doces e salgadas), se preferir.

É importante que cada um informe a forma de contribuição antecipadamente, para que a organização possa providenciar o básico.


INSCREVAM-SE COM NOME, TELEFONE e E-MAIL

SERÁ EMITIDO CERTIFICADOS PARA OS PARTICIPANTES DO CURSO SEM CUSTOS.

Espalhem o convite para todos que vocês acharem que se interessarão.

Nenhum comentário: