segunda-feira, julho 17, 2006

PARTICIPE E DIVULGUE

PALESTRA

Tema: A qualidade da metodologia do ensino de leitura no Brasil.

Apresentação: O Brasil completou, na última década do século passado, um passo que os países desenvolvidos - e mesmo alguns países pobres e/ou em desenvolvimento na América Latina - completaram entre o fim no século XIX e início do século XX: a escolarização de praticamente 100% de sua população infanto-juvenil na faixa etária de 7 a 14 anos. Sabe-se, entretanto, que nesse campo educacional precisaremos dar um passo ainda mais difícil: conquistar alto padrão de qualidade. Quanto a isso as informações não são boas. É o que vêm indicando fontes nacionais: Ministério da Educação e Instituto Paulo Montenegro. E também fontes internacionais: OECD - Organização para a Cooperação Econômica e o Desenvolvimento e UNESCO - União das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Tais informações dizem que nossas crianças e jovens passam anos na escola e não aprendem a ler.
Por quê?
Qual é a qualidade do ensino de leitura e escrita no Brasil nas últimas duas décadas, período ao longo do qual vivemos seguidamente sob pleno regime de liberdade democrática? E qual seria, à luz do atual estado da arte mundial nesse campo, o papel da metodologia de ensino de alfabetização e leitura nesse retumbante fracasso?

Data: 19 de julho de 2006
Horário: 19 às 19:40hs – Inscrições/Credenciamento
19:40 às 20hs – Abertura/Cerimonial
20 às 22:hs - Palestra
Local: Auditório Hélio Moreira – Paço Municipal
Av. XV de Novembro nº 701 - Centro - Maringá - Pr
Valor da inscrição: 1 litro de leite
Publico alvo: Educadores, Estudantes, Politicos, Pais e Filhos.
Obs. Será fornecido Certificado aos participantes
Informações: (44) 9113-2799 – vandre_Fernando@hotmail.com

Palestrante

Luiz Carlos Faria da Silva.
Professor
Foi Professor de Introdução à Filosofia no Curso de Comunicação da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo, no período de 1990 a 1993.
Foi Professor de Filosofia da Educação e História da Educação no Curso de Pedagogia e em Cursos de Pós-graduação em Educação da UNIP - Universidade Paulista - de 1993 a 1995.
Ocupação atual: Professor Adjunto no Departamento de Fundamentos da Educação da UEM - Universidade Estadual de Maringá desde agosto de 1995.

Formação Acadêmica:
Graduação: Pedagogia e Filosofia.
Mestrado: Educação, ênfase em Filosofia e História da Educação. PUC/SP.
Doutorado: Educação, ênfase em Filosofia e História da Educação.
Tema da Dissertação de Mestrado e da Tese de Doutoramento: Disciplina.

Experiência Profissional:
1 - Ensino Superior: 20 anos.
2 - Ensino Médio: 10 anos.
3 - Ensino Fundamental: 5 anos.

3 comentários:

Anônimo disse...

É com grande satisfação que estamos deixando nossos elogios a pessoa tão especial que mais uma vez está nos orgulhando com esse "trabalho" à benificiar muitas pessoas.Desejamos ainda que continue demonstrando o dom da caridade e solidariedade e preservando a personalidade de um Homem integro. os nossos agredecimentos....PARABENS..E BOA SORTE .... seus amigos Géter Valerio Jr. e Gabriel Crepaldi Rostey..

Anônimo disse...

bom comeco

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu