sábado, setembro 14, 2013

CINCO SEGREDOS PARA LIDAR COM ADOLESCENTES EM SALA DE AULA


1-JÁ ESTÁ NA HORA DE SER MULTITAREFA
Os professores devem variar as atividades, tarefas e materiais utilizados em sala de aula. Estudos mostram que aulas que sempre seguem o mesmo formato podem resultar em níveis crescentes de tédio e decrescentes de atenção. "Essa geração jovem é multitarefa, ou seja, eles conseguem assistir à TV, jogar vídeo games e conversar no MSN, tudo ao mesmo tempo", afirma Vera Bianchini.


2- SEJA RELEVANTE
A relevância de um conteúdo é outro fator que ajuda a manter a motivação dos adolescentes. "Eles só se sentirão estimulados se conversarem sobre assuntos de seu universo", diz a coordenadora pedagógica. O professor precisa adaptar também o assunto tratado no livro para criar a motivação necessária para que eles falem sobre suas vidas, sentimentos e interesses. Adolescentes têm muita necessidade de falar sobre si mesmos.


3- INTERAÇÃO EM SALA DE AULA
Adolescentes também querem participar das decisões sobre o que acontece em sala de aula. Essa é uma forma que eles encontram para que sintam que têm alguma autonomia e controle sobre o próprio aprendizado. "No entanto, se o professor não assumir a responsabilidade pelas avaliações feitas e decisões tomadas, ele pode ser considerado um profissional medíocre pelos alunos", ressalta Vera Bianchini. Para ela, saber distinguir entre a participação dos alunos e o total controle por parte deles é essencial.


4- EMPOLGUE-SE
Outro fator igualmente ou até mais importante é o entusiasmo demonstrado pelo professor. É preciso mostrar que está realmente empolgado com a atividade desenvolvida em classe. "Os alunos percebem facilmente se o professor está lá simplesmente para cumprir a matéria ou se realmente se importa com o desenvolvimento deles", explica. O bom humor também é fundamental para conquistar os alunos, além de tornar o ambiente escolar menos tenso.


5 -TECNOLOGIA INESQUECÍVEL
Todos os recursos disponíveis, como tablets, apresentações em Power Point ou vídeo games, podem auxiliar o trabalho do professor e prender a atenção do aluno. "Mas de nada adianta usar o que há de mais moderno em educação se o professor não observar o que já falamos acima", ressalta Vera. Ela observa também que uma aula sem nenhum recurso tecnológico também pode ser inesquecível, se o professor for cativante.

Fonte: Prof. Vera Bianchini/ Coordenadora pedagógica

Nenhum comentário: