segunda-feira, abril 01, 2013

PODERIA SER MENTIRA, MAS NÃO É...

Remédio fica mais caro em 1º de abril.

 
O reajuste dos cerca de 19 mil medicamentos que têm preço controlado pelo governo deve chegar aos consumidores a partir do dia 1º de abril, quando os laboratórios poderão repassar o aumento.
Um dos índices usados para calcular o reajuste foi publicado ontem no “Diário Oficial da União”.
O chamado fator de produtividade, que mede o desempenho da indústria farmacêutica, ficou em 6,10% neste ano, contra 2, 47% no ano passado. Para chegar ao reajuste final que será aplicado nos remédios, será usado também o IPCA (índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de março de 2011 a fevereiro deste ano, que sairá no mês que vem.
Segundo Carlos Gadelha, secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, como aumentou a produtividade, o reajuste deverá ser menor do que o do ano passado, de 4,54%.
Ele diz que, se a indústria produz mais, as farmácias conseguem vender os remédios mais baratos. Pata Gadelha, o reajuste deve atingir principalmente remédios de referência, pois os genéricos têm maior concorrência.
Segundo o Sindusfarma (sindicato da indústria), reajuste médio nos últimos anos tem ficado abaixo da inflação e não deve ser automático nas farmácias.
A ABCFarma (associação do comércio farmacêutico) prevê aumento de cerca de 1% neste ano.

Nenhum comentário: