segunda-feira, abril 08, 2013

FAVOR OU DEVER?

Art. 37 da Constituição Federal, "A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)".



Orgão público faz favor ou deve atender bem o cidadão?
A primeira reclamação de hoje foi novamente de um orgão que só sabe se vitimizar, reconheço que eles tem muitas dificuldades, também sei que tem situações que é responsábilidade do governo em oferecer estrutura que muitas vezes não oferece, porém também tem situações e várias que o próprio orgão pode resolver e não resolve.

Está sendo fomentado no setor público a regra da justificativa, justificativa, justificativa e reclamação, reclamação e reclamação, ou seja, muitos orgão públicos só sabem dizer que não podem atender porque o governo não oferece estrutura, na maioria dos casos é verdade, mas e nos casos que é competencia do próprio orgão e não atuam corretamente? Vitimismo resolve o problema do cidadão que está precisando de atendimento?

Os Brasileiros em especial os Maringaenses estão muito passivos, pagam impostos e muitos, pra não serem bem atendidos. Sei que a maioria dos Servidores Públicos prestam bons serviços, mas tem muito orgão público se escondendo atrás de mentiras, ingerencia, incompetencia e de desculpas esfarrapadas para não trabalhar...

Criam protocolos, regimentos internos, portarias, totalmente irregulares que visam apenas atendem as suas necessidades em detrimento das leis e do bom atendimento ao público. O fato do governo não oferecer a estrutura correta para alguns orgãos trabalharem não justifica não cumprirem com suas atribuições. Porque ai então o povo tá ferrado, o governo não faz a parte dele e os orgãos públicos também não.

Também presto serviço público no Conselho Tutelar, também temos falhas que devem ser limitadas, mas tem orgão público em Maringá que está exagerando.

Além de tudo tem orgão público que atende as pessoas como se estivessem fazendo favor e na realidade não está fazendo mais que a sua obrigação.

Nenhum comentário: