quarta-feira, julho 11, 2012

Projeto proíbe propaganda eleitoral em locais públicos de Maringá


Foi aprovado, na tarde desta terça-feira (10), por 10 votos a cinco, na Câmara Municipal de Maringá, um projeto que proibe qualquer tipo de veiculação de propaganda eleitoral em locais públicos da cidade, como ruas, calçadas, praças, postes de luz, placas de trânsito, entre outros.

A proposta pretende coibir alguns atos que ainda são permitidos pela legislação federal, como o uso de faixas, cavaletes, balões, bonecos e outras divulgações "móveis". A multa para quem desobedecer irá variar entre R$ 300 a R$ 3 mil, de acordo com a gravidade da infração.

Conforme o autor do projeto, o vereador John Alves Correia (PMDB), a intenção é acabar com a poluição visual, estimular a economia de campanha e promover a paridade entre os concorrentes. "São mais de 300 candidatos a vereador e nem todos têm dinheiro para gastar com propaganda. Acredito que essa determinação deixará o pleito mais justo", diz.
De acordo com John, os candidatos ainda poderão fazer distribuição de santinhos, mas a propaganda em si só poderá ocorrer em locais privados (mediante autorização). O projeto já foi aprovado em primeira votação na última quinta-feira (5). "Acredito que hoje ele deve passar sem grandes resistência", fala.
O projeto segue agora para a sanção do prefeito Roberto Pupin (PP) e poderá vigorar nas eleições deste ano.
Fonte: O DIÁRIO
Minha Opinião: Acredito que a população vai aprovar esta iniciativa. Eu concordo e penso que os candidatos como eu com pouco recursos financeiros também aprovam. Porém promover a paridade entre os candidatos nunca vamos conseguir atingir, até porque os candidatos com grande poder econômico, o dinheiro que iriam gastar com a produção de materiais irão gastar de outras formas a exemplo contratação de cabos eleitorais, mas mesmo assim o projeto é válido. 

Nenhum comentário: