quinta-feira, março 10, 2011

AUTO-ESTIMA DOS SEUS FILHOS

A opinião que a criança tem de si mesma está intimamente relacionada com sua capacidade para a aprendizagem e com seu rendimento. O auto-conceito se desenvolve desde muito cedo na relação da criança com os outros.

.....Os pais atuam como espelhos, que devolvem determinadas imagens ao filho. O afeto é muito parecido com o espelho. Quando demonstro afetividade por alguém, essa pessoa torna-se meu espelho e eu me torno o dela; e refletindo um no sentimento de afeto do outro, desenvolvemos o forte vínculo do amor, essência humana, em matéria de sentimentos.

.....É nesta interação afetiva que desenvolvemos nossos sentimentos positiva ou negativamente e construímos a nossa auto imagem.

.....Se os pais estão sempre opinando a partir de uma perspectiva negativa para os filhos, e se estão sempre taxando-os de inúteis e incapazes, ou usando de zombarias e ironias, irá se formando neles uma imagem "pequena" de seu valor. E se com os amigos, na rua e na escola, repetem-se as mesmas relações, teremos uma pessoa com auto - estima baixa e baixo sentimento de auto - avaliação.

Como desenvolver a auto - estima ?
Breve Relato de experiência
Considerações importantes a respeito do desenvolvimento da Auto - estima...
Uma palavra final...

Leia o artigo completo AQUI.

Referência Bibliográfica
Wadsworth, J. Barry - Inteligência e Afetividade da Criança na Teoria de Piaget.
Como podem os pais de uma criança aumentar a curiosidade e o interesse do seu filho para aprender ?
(*) Maria do Rosário S. de Souza é Psicopedagoga em Campinas/SP e este trabalho está publicado na revista "Saúde e Vida On-Line".

Nenhum comentário: