quarta-feira, janeiro 19, 2011

OPINIÕES DE UMA ADOLESCENTE DE 12 ANOS

.
Férias: Rompimento de amizades.

Estamos chegando ao final do ano, as aulas estão terminando e as férias vem aí. Vem chegando Natal, Ano Novo para festejar e para nos divertir, mas nem todas as crianças e adolescentes se sentem assim felizes.

Para muitas crianças as férias são motivo de tristeza, pois muitos de seus amigos irão mudar de sala, escola ou até mesmo de cidade e isso ocasionará um desligamento no contato com certos amigos que só se vêem na escola. Para alguns até a mudança de sala significa um rompimento nas amizades.

Alguns lidam com isso normalmente, sabendo que não perderam uma amizade, mas que se distanciaram dela por algum tempo. Durante as férias é comum marcar encontros, pegam telefone, e-mails, modos de se comunicar, mas só quem faz isso são os melhores amigos, os amigos mais chegados. Os colegas de classe, aqueles que só temos contato durante as aulas, ficam esquecidos.

A maioria dos alunos busca meios de recordar de seus amigos mesmo que continuem se vendo. Alguns assinam camisetas, outros tiram fotos, mas o mais tradicional nos últimos dias de aula são as confraternizações, onde os alunos fazem festas, amigo secreto, amigo chocolate, etc...

Em sala de aula existem três tipos de alunos: aqueles que são indiferentes, os sensíveis e os dramáticos. Os indiferentes são aqueles que não ligam se vão ou não vão rever o amigo no ano que vem. Os sensíveis são aqueles que sabem que não irão rever algum colega e se sentimentalizam durante um curto prazo e curti as férias sem nem lembrar do que vai acontecer no outro ano. E os dramáticos são aqueles que ao saber do rompimento da amizade se desesperam e passam as férias pensando como será o próximo ano.

Mas a perda é normal, seja ela de amigo ou qualquer outra coisa, nós jovens temos que aprender a superar as perdas, pois elas virão durante a vida, e se esse amigo que vai mudar de sala, escola ou cidade, for verdadeiramente importante para você, você manterá contato com ele para sempre, independentemente de onde ele esteja.
.
.
OBS: Este artigo a ANA CLARA enviou em Dezembro de 2010, mas publiquei hoje por ter feito confusões com os Artigos da nossa Colunista. No próximo Sábado, Publicarei o artigo q ela enviou ontem.

Um comentário:

Nanda disse...

Oun! Minha pequena de 3 anos já sofre com as férias. Ela está morrendo de saudade dos amigos, em especial um chamado Henrique. Ela fica brava comigo quando eu fecho a porta do carro "antes do Henrique descer". Ele meio que se tornou imaginário. Hoje coloquei uma foto dele na tela do computador e ela ficou conversando com a foto. De cortar o coração! Mas é só mais essa semana... :)
ótimo texto! Vc é demais! beijo