sexta-feira, maio 22, 2009

Dia da África - 25 de maio

África em Ciclo
Maringá acolhe na próxima segunda-feira o primeiro Ciclo de Palestra sobre África com o tema: “África e Brasil, diálogos cruzados”. A singularidade circunscreve-se na saudação ao Dia de África, comemorado em 25 de Maio. A semana será dedicada ao Continente africano. O encontro conta com palestrantes internacionais, e nacionais, estudantes africanos universitários de várias Instituições de Ensino Superior de Maringá, Sheik da Mesquita de Maringá, e Docentes Especialista e Mestre da Rede Estadual de Ensino.

O Ciclo de palestra destina-se a reflexão sobre a Constituição da União Africana, (UA), o mais Novo Bloco Econômico Mundial, no decorrer, haverá intervenções sobre os países: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Sudão, em contrapartida será abordado a “A Rota dos Escravos” Brasil e países banhados pelo Atlântico, que partilham uma herança humana comum, resultante do desenfreado tráfico de escravos, contrapondo, será abordado Direitos Humanos, Código Penal Brasileiro -Racismo e Preconceito contra o negro.

Palestra: Dia da África - 25 de maio.
Local: Câmara Municipal
Data: 25 de Maio de 2009
Horário: das 14 horas ate às 17 horas

Abertura ÁFRICA: O MAIS NOVO BLOCO ECONÔMICO
Guiné Bissau - Euclides Gomes Pinto – formado em Administração, Especialista e consultor em administração.

· INTERVENÇÕES:
· Angola: Pedro acadêmico em - Ciências Contábeis
· Cabo Verde: Luiz acadêmico em Ciência da Computação
· Guiné Bissau: Andréia, acadêmica de Direito
· Moçambique e Ilha de Madagascar: Manuel - Engenheiro Agrônomo Mestrando em Genética e Melhoramento.
· São Tomé e Príncipe: Célio, acadêmico de Direito
· Sudão: Dr: Abdelbagi Sidahmed Osman - Sheik da Mesquita de Maringá, Diretor executivo do Instituto Latino Americano de Estudos Islâmicos.

2- Palestra: ÁFRICA E BRASIL, UM DIÁLOGO CRUZADO
-Tema: Escravidão no Brasil - Especialista em História: Historiador: Eu rides Santos Maria, Docente da Rede Estadual de Ensino.

- Tema: Direitos Humanos - racismo e preconceito
– Especialista e Mestre em Educação – acadêmica de direito – consultora executiva em assuntos africanos - coordenadora do Projeto Abrindo Gavetas, Docente, Maria Vergínia Gonçalves dos Santos

Conta com o apoio da UEM, Assessoria de Igualdade Racial, Prefeitura Municipal de Maringá, Projeto Abrindo Gavetas, DCE –UEM, Gráfica Matioli

Maria Vergínia Gonçalves dos Santos, professora especilalista e mestre pela UEM, acadêmica de Direito consultora em assuntos africanos e afro-brasileiro, coordenadora do projeto " Abrindo gavetas" em prol da diversidade cultural, gênero e etnias.
contatos; (44) 30285210 - (44) 999099446

Nenhum comentário: