quarta-feira, agosto 20, 2008

REFLEXÃO BOA PARA OS GRUPOS POLITICOS

AS COLHERES DE CABO COMPRIDO

Dizem que Deus convidou um homem para conhecer o céu e o inferno.
Foram primeiro ao inferno. Ao abrir a porta, viram uma sala, em cujo centro havia um caldeirão de sopa e à sua volta estavam sentadas pessoas famintas e desesperadas.
Cada uma delas segurava uma colher de cabo bem comprido, que lhes permitia alcançar o caldeirão, mas não a própria boca. O sofrimento era grande.
Em seguida, foram ao céu. Era uma sala idêntica à primeira. Havia o mesmo caldeirão, as pessoas em volta, as colheres de cabo comprido; a diferença é que todos estavam saciados.
- Eu não compreendo - disse o homem à Deus - porque aqui as pessoas estão felizes, enquanto na outra sala morrem de aflição, se é tudo igual?
Deus sorriu e respondeu:
- Você não percebeu? É porque aqui eles aprenderam a dar comida uns aos outros.
MORAL
Aqui temos três situações que merecem uma profunda reflexão:
EGOÍSMO: As pessoas estavam altamente preocupadas com a sua própria fome, impedindo que se pensasse em alternativas que pudessem resolver o problema.
CRIATIVIDADE: Como todos estavam querendo se safar da situação caótica que se encontravam, não tiveram a iniciativa de buscar alternativas que pudessem resolver o problema.
EQUIPE: Se tivesse havido o espírito solidário, e conjuntamente uma ajuda mútua, a situação teria sido fatalmente resolvida.
CONCLUSÃO:
Dificilmente o individualismo consegue transpor as barreiras da nossa vida, o sentido de equipe é fator preponderante para o alcance do sucesso. Uma equipe participativa, homogênea, coesa, vale mais do que um batalhão de pessoas com posicionamentos isolados.

Nenhum comentário: