domingo, janeiro 13, 2008

Algumas dicas literárias para fugir da mesmice do BBB

BBB 2008: mais pacotes de biscoitos
por Roberth Fabris.

Por mais que você deteste o BBB é difícil você ficar fora desta onda que toma conta do país nos meses de janeiro e fevereiro, assim temos que lembrar que os 15 minutos de fama muitas vezes pode ser um furacão de baixarias ou simplesmente uma máscara grega para ocultar o seu perfil verdadeiro, mas uma coisa é certa a nação brasileira por mais que “deteste” este programa global, fica antenado e hipnotizado perante os seus participantes terráqueos.

Mas para compreender mais sobre este fenômeno, e saber de onde vem o Big Brother, só lembrar do ótimo livro 1984 e o filme em que um ditador tenta de todas as maneiras tomar conta da mente e vida dos seres de sua nação, por meio de audácias e discursos autoritários, ele tenta mesclar o bom humor com a ironia ditatorial.

É interessante que um reality show tenha originado de um sistema ditatorial ficcional de um grande escritor, mas o mais engraçado ou polêmico é que a maior parte dos participantes do BBB nunca leram 1984 e nem sabem que estão ali para satisfazer o “pão e circo” de uma população que já esta farta de rostos conhecidos na telinha e quer ver algo de diferente, infelizmente, nos BBBs do Brasil o diferente é o vulgar, o bate-boca e não o informar, aprender e questionar. Até mesmo aqueles que por ventura lêem algum livro no programa estão sujeitos aos estigmas do Grande Irmão.

Mas uma coisa é certa cada vez mais rostos bonitos e corpos esculturais formam a cabeça e a intelectologia do povo brasileiro, nada bom isto, pois o culto ao corpo e ao star pop é passageiro, mas no Brasil parece que já está na oitava edição... e não pretende parar por aí tão cedo.

Algumas dicas literárias para fugir da mesmice do BBB
- O legado da perda, Ed. Objetiva: ótimo livro questionador sobre as diretrizes no Tibete.
- A menina que roubava livros, Ed. Intrínseca: um livro que nos remete para os tempos da guerra e nos faz re-pensar sobre a vida.
- Na minha pele, Ed. Novo Conceito: uma biografia ousada , polêmica e real sobre uma escritora que se viu no abismo das drogas e conseguiu se safar dele.

Nenhum comentário: