domingo, dezembro 16, 2007

Os jovens estão preparados para o casamento?


As estatísticas mostram que casamos cada vez mais tarde. No entanto, alguns rapazes e moças jovens surpreendem a própria família quando comunicam que pretendem casar, o mais breve possível.Gravidez? Não. Então, que os faz pensar em casar aos 16, 18 ou 20 anos?

O adolescente se apaixona com tanta intensidade que acredita não poder mais viver sem o ser amado. Tem certeza absoluta de que encontrou a pessoa da sua vida, com quem pretende casar, ter filhos e viver para sempre.

Esse desejo é decorrente das alterações hormonais comuns nesta fase da vida, onde tudo é vivido com muita intensidade e sem perda de tempo.

Nesta fase de transição entre o infantil e o adulto, sentimentos confusos, sem consciência dos deveres e obrigações de uma vida a dois e, mais a falta de recursos financeiros, poderá resultar num casamento desastroso.

É difícil fazer um jovem entender que se esperar pelo momento certo, emocionalmente maduro e mais estruturado, poderá ter uma vida mais tranqüila e com grandes chances de viver um relacionamento feliz e duradouro.

Cabe aos pais orientar e mostrar, aos jovens apaixonados, as vantagens de adiar o casamento. Sugerir que primeiro terminem os estudos, da importância em cursar uma faculdade para conseguir um bom emprego, uma casa para morar, saber gerir um orçamento doméstico – quase sempre escasso. Lembra-los que será necessário gerenciar o respeito à individualidade, as saídas com os amigos, e que a vida em comum nem sempre será um mar de rosas porque as dificuldades aparecem quando menos se espera.

Antes do sim, perguntem-se:

1.Estamos preparados para o casamento?
2.Por que você é a pessoa certa e vice-versa?
3.Como iremos dividir as tarefas domésticas?
4.E as contas?
5.Como conciliar as amizades que não são comuns?
6.Como ficam as visitas familiares?
7.O que devem fazer em conjunto?
8.O que será feito sozinho?
9.E a questão religião?

Atualmente a independência econômica alcança-se cada vez mais tarde. Por esta razão, muita gente opta por adiar um pouco o casamento e, acaba se acomodando na casa dos pais. Não têm pressa porque ali encontra apoio, liberdade, conforto e muitas regalias que dificilmente teria no começo de uma vida independente.

Venho observando que a grande maioria dos jovens está optando por assumir um compromisso de casamento por volta dos 28 anos. Maduros, estáveis profissional e financeiramente, sabem que existem responsabilidades e que a vida a dois é feita de altos e baixos.

As estatísticas mostram que casais muito jovens ainda optam pelo casamento tradicional. Acabam cedendo as pressões familiares e a uma mentalidade mais conservadora, principalmente, quando os dois nunca foram casados. Muitos casais optam por simplesmente morar junto. Não importa o modelo, o que conta é o companheirismo a cumplicidade e a vontade de construir um relacionamento saudável baseado no entendimento, na compreensão e ser muito feliz ao lado da pessoa amada.

por MARLENE HEUSER

Nenhum comentário: