quinta-feira, outubro 04, 2007

Crianças Brasileiras não sabe ler ao final da quarta série do Ensino Fundamental.


Esse blog noticiou conferência do Prof. Dr. Luiz Carlos Faria da Silva, do Departamento de Fundamentos da Educação da UEM, realizada em Maringá. Ele apresentava e comentava dados do SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica.

Os dados mostravam que:
a maioria das crianças brasileiras não sabe ler ao final da quarta série do Ensino Fundamental.
grande parte de nossos adolescentes é candidata a analfabetismo funcional ao concluir a oitava série do Ensino Fundamental.
a maioria de nossos adolescentes conclui o Ensino Médio apresentando nível sofrível de proficiência em leitura.
O Professor Luiz Carlos diagnosticou: a escola não sabe mais ensinar a ler e a escrever. E o problema está na ALFABETIZAÇÃO.

Divulgamos a realização de conferência que fez em Londrina Claúdio de Moura Castro.

Registramos a convergência das análises de Cláudio Moura Castro com o que já expressara o Professor Luiz Carlos sobre o problema da leitura e sobre a falha na alfabetização.

Claúdio de Moura e Castro foi professor na PUC/Rio, Fundação Getúlio Vargas, Universidade de Chicago, Universidade de Brasília, Universidade de Genebra e Universidade da Borgonha em Dijon.No Brasil foi Diretor da CAPES.

E no exterior foi Chefe da Divisão de Políticas de Formação da OIT (Genebra), Economista Senior de Recursos Humanos do Banco Mundial, passando para o BID como Chefe da Divisão de Programas Sociais

Na segunda-feira passada, o Folha Online manchetou:

Estudantes terminam ensino médio com notas de oitava série em SP.
A reportagem diz:

"Quase a metade dos estudantes do Estado de São Paulo termina o ensino médio (antigo colegial) com conhecimentos em escrita e leitura esperados para um aluno de oitava série, revela reportagem publicada na edição desta segunda-feira da Folha de S.Paulo.

Os dados, extraídos do último Saeb - exame federal de avaliação de aprendizagem -, realizado em 2005, mostram que 43,1% dos alunos do terceiro ano tiveram notas inferiores a 250, patamar fixado como o mínimo para a oitava série pela secretária de Estado da Educação de São Paulo, Maria Helena Guimarães de Castro."
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u332803.shtml

Em entrevista à Folha de São Paulo Maria Helena Guimarães de Castro explicou:

"O fato é que as escolas não estão sabendo alfabetizar. Os professores não estão preparados, os materiais não são bons, a educação continuada não tem foco na alfabetização."

Parece que o Professor do Departamento de Fundamentos da Educação da UEM tinha razão quanto às causas do problema.

Mas ele contesta, com robustas evidências, a avaliação da Secretária de Educação de São Paulo quanto à proficiência de 250 pontos no SAEB:

- O patamar de 250 pontos no SAEB é esperado para quarta série do Ensino Fundamental, não para a oitava.

E arremata:
- Os professores do Ensino Fundamental levam à sala de aula matizes do único modelo alfabetizador preconizado e ensinado, há quase 30 anos, em todos os cursos de graduação e de pós-graduação em Educação dos quatro cantos do país.

Parece que a teoria alfabetizadora brasileira é muito bem sucedida para ganhar prêmios internacionais, inclusive da UNESCO.

Quanto a ensinar crianças a ler...

Com a palavra, a Univeridade brasileira.

Um comentário:

RICARDO Gomes de Paiva DE FARIA disse...

O triste neste discurso é que... não ensinam COMO resolver o problema!

Perdido e sem ênfase no meio do texto tempos a resposta [mas sem ênfase ou refrão no seguimento]:

"os pais, principalmente aqueles que estão em situação social e econômica mais favorável, assumam as responsabilidades, pessoais e intransferíveis, na educação e instrução dos filhos e exijam deles mais seriedade e responsabilidade nos estudos. Eis do que carecemos."

Vamos aprender a escrever melhor nossos blogs e conferências, por favor! Sejamos mais objetivos e didáticos por favor.


Reciprocity requested [and offered].

http://pelousointensivodainternetnapoltica.blogspot.com/

RICARDO Gomes de Paiva DE FARIA